Se você adora o contato com a natureza, gosta de fazer trilhas e de uma boa dose de aventura, você não pode deixar de fazer um trekking com os gorilas em Rwanda!
Esses gigantes são dóceis criaturas, e passar uma hora com eles é uma daquelas atividades realmente que você volta dizendo que é para se fazer uma vez na vida!
Mas como funciona na prática?
Bom, essa é uma viagem que você precisa se preparar!
Primeiro porque cada família de gorilas só recebe 8 convidados por dia, e são apenas 12 famílias, então é preciso tirar a sua permissão previamente.
E segundo porque os gorilas andam livremente pela montanha, então é preciso estar com o preparo físico em dia, pois a caminhada pode levar de 2 a 6 horas até encontrá-los. Eles são monitorados ao longo da noite por rangers para que no dia seguinte seja mais fácil saber em que parte da montanha estão, mas mesmo assim é uma trilha puxada. Existem 3 níveis: fácil, intermediário e avançado e você não escolhe qual gostaria de ir, eles separam os grupos na hora dando prioridade das trilhas “fáceis” para pessoas mais idosas. A trilha não é demarcada, eles vão abrindo na hora com o facão mesmo, uma verdadeira aventura! Você passa por diferentes vegetações, áreas mais pantanosas, pradarias, mata fechada, floresta de bambu… nada de voltar limpo para o hotel!
Ao encontrar os gorilas você tem 1 hora para admirá-los. Mães amamentando seus bebês, gorilas adolescentes brincando, subindo nas árvores, dormindo, comendo..vivendo o dia a dia deles no habitat natural. Realmente não existe nada mais bonito do que isso! Você não pode tocá-los, mas fica bem pertinho. Os gorilas são dóceis e curiosos, e o tempo passa voando quando você está com eles.
O caminho de volta é só euforia, todos animados comentando da experiência. Não é raro ver alguém chorando, emocionado, transformado e cansado também! Mas aí está a boa notícia! Os lodges do Parque Nacional dos Vulcões são um capítulo à parte! One & Only Gorilla´s Nest, Singita Kwitonda Lodge, e Wilderness Bisate Lodge tem toda infra-estrutura para relaxar depois de um dia intenso desses. As propriedades são magníficas, spa completos, restaurantes que preparam o melhor da gastronomia internacional. Você vai querer ficar ali pelo menos mais dois dias, para processar tudo que viveu, até poder voltar à realidade. Não tem como sair dessa viagem sem estar transformado. Uma experiência memorável!